top of page

25ª reunião GVMG: Solução Híbrida Táxi e Uber

April 18, 2017

No último dia 18, o GVMG se reuniu na sede da Aperam em Belo Horizonte para discutir as soluções mais recentes para a gestão de transporte urbano, um dos gargalos de toda empresa no que tange à gestão de viagens. O grupo recebeu a equipe da BTM Corporate para discutir assuntos como:

  • Gestão de Transporte Urbano como serviço de viagem

  • Gestão de Processos

  • Única plataforma híbrida com Uber, 99 taxi e Cabify

  • Aplicativo Mobile

  • Custo de expense com reembolsos de taxi x ferramenta de gestão de transporte urbano

Na ocasião contamos com a presença dos representantes de 12 empresas, sendo Geovany Soares (Aperam), Carolina Melo e Patrícia Mendoza (Cemig), Sueane Guimarães (Magnesita), Pollyanna Nogueira (Instituto Áquila), Maria Aparecida Martins (Fiemg), Jessica Caetano (GE), Lorena Galvão (Andrade Gutierrez), Maria Azan (Banco BMG), Daniela Kurtz (Aliança Energia), Sonia Duarte (Copasa), Valéria de Souza (Grupo Martins) e Luciana Bueno (Algar). 

GVMG no LACTE 12

O GVMG, representado pelas empresas mineiras Algar, Aliança Energia, Cemig e Magnesita esteve presente no LACTE, maior encontro da indústria  de eventos e viagens corporativas da América Latina, ocorrido em São Paulo entre 22 e 24 de março. 

 

Nas sessões educacionais foi possível refletir sobre questões complexas do setor de viagens e eventos. Manuela (gestora de viagens da Algar e coordenadora do GVMG) participou como palestrante contribuindo com sua experiência para ponderação sobre a mudança no jeito de se comprar e fazer gestão de viagens, o que requer muito mais do profissional de viagens e eventos corporativos. Alguns outros temas foram intrigantes tais como “O que levar no elevador” (frase de impacto de Wilian Shakespere como reflexão: “A oportunidade nunca é perdida. Alguém sempre vai aproveitar as que você perdeu”), “Gestão de risco em viagens corporativas” (vulnerabilidade dos viajantes e  forma como os clientes e os fornecedores podem se preparar para isso) e “O que tira o seu sono?” (gestores e fornecedores de viagens e eventos corporativos compartilharam suas experiências e debateram sobre pontos como o atual excesso de oferta desse mercado, dificuldades encontradas com relação à pouca transparência nas negociações, tecnologia, falta de qualificação na mão de obra, indicadores de performance, meios de pagamento, etc.).

 

Em paralelo, empresários e palestrantes renomados enriqueceram o encontro tal como Bela Gil (comentando sobre parceria com a rede hoteleira Best Western que está investindo em wellness / experiência do viajante), Paulo Kakinoff e Max Gehringer (ressaltando a importância das companhias áreas no desenvolvimento da cadeia do mercado de viagens corporativas, carreira profissional e o papel feminino de destaque nas empresas), David Schurmann (cineasta e empresário que discorreu sobre pontos importantes para sucesso em qualquer carreira profissional), Claudia Sender (CEO da Latam Arlines Brasil que comentou sobre impactos da crise econômica não somente no setor aéreo mas na vida pessoal e profissional dos brasileiros) e Romero Rodrigues (presidente da Buscapé Company que ponderou sobre a necessidade de as empresas enxergarem e reagirem mais rapidamente às inovações de mercado).

24ª reunião GVMG: Bilhetes Não Voados e BI (Business Intelligence)

February 21, 2017

Na 24ª reunião dos Gestores de Viagens de Minas Gerais foram dadas as boas vindas às empresas Banco BMG e SADA Transportes. Nessa ocasião o grupo pôde discutir assuntos relevantes como ferramentas de Business Intelligence e gestão de bilhetes não voados. 

* Você sabia? Inteligência de negócios (ou Business Intelligence, em inglês) refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. No mundo das viagens corporativas, ferramentas de BI podem ajudar a identificar, por exemplo, perdas econômicas com bilhetes aéreos não utilizados, desvios de política em compras de viagens fora da antecedência sugerida, e oportunidades de redução de gastos com o uso devido das ferramentas de self-booking. 

GVMG: Encerramento de 2016 e Planejamento para 2017

December 13, 2016

A 23ª reunião do GVMG foi destinada ao planejamento dos eventos e principais temas objeto de discussão em 2017. 

 

Na ocasião, foram revisados os principais documentos do grupo (Estatuto e Código de Ética), definidas datas e temas das reuniões 2017 bem como planos estratégicos do GVMG.

Ao final, o grupo aproveitou para se reunir, confraternizar e brindar as conquistas de 2016!

GVMG presente no workshop sobre o mercado de viagens corporativas promovido pela Gol e GBTA América Latina

November 17, 2016

O GVMG foi representado por algumas de suas empresas integrantes (Aliança Energia, Cemig, Copasa, FCA, Magnesita e Snef)  durante o workshop de capacitação sobre o mercado de viagens corporativas realizado em Belo Horizonte.

Alguns dos temas tratados nas palestras:

* Panorama da Gestão de Viagens

* Gerenciando a Relação com Fornecedores (hotelaria, eventos e transportes, cias. aéreas e TMCs)

* Tecnologia em Viagens  

53ª reunião COEGV - Comissão de Empresas Energéticas para Gestão de Viagens

October 27, 2016

O Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) sediou nos dias 27 e 28 de Outubro de 2016 a 53ª reunião da COEGV. A Cemig bem como a Copasa (ambas integrantes GVMG) estão entre as 60 empresas representantes dessa comissão. A Cemig figura como membro líder para negociação de tarifas de hospedagens no Estado de MG. A missão da COEGV é incrementar, conduzir com qualidade e minimizar custos de viagens de empresas e entidades integradas.

Mais informações sobre a COEGV podem ser acessadas no endereço: http://www.coegv.com.br.

22ª reunião do GVMG: "Outsourcing e Gestão de Contratos - Melhores Práticas!

October 18, 2016

Na 22ª reunião do GVMG contamos com apresentação da T&E Consulting sobre "Outsourcing e Gestão de Contratos - melhores práticas".

 

De acordo com o diretor da T&E Consulting, Maurício Paganotto Carvalho, é possível economizar em despesas de viagens, sem grande impacto à cultura da empresa e ao conforto do viajante, quando existe controle efetivo dos processos relacionados à cadeia de fornecimento de viagens corporativas.

 

Além da abordagem sobre os principais pontos de atenção no processo de concorrência para escolha da TMC, foram amplamente discutidos os seguintes tópicos de Gestão de Contratos:

  • Vigência de contratos

  • Faturas de fornecedores

  • Comissões e incentivos

  • SLA

  • Conciliação de relatórios

  • Cartão Corporativo e Virtual 

  • Controle de Reembolsos de Passagens Aéreas

btMeeting: controle de informações e indicadores de viagens corporativas

October 05, 2016

O GVMG esteve no "btMeeting", evento realizado no início de Outubro de 2016.

 

Com foco em inovação e tecnologia, a BTM Corporate ("TMC" de Belo Horizonte) apresentou ferramenta da Microsoft (Power BI) que está disponibilizando aos seus clientes, permitindo gestão de viagens em tempo real por meio de painéis de contribuição contendo os principais indicadores de performance medidos no segmento de viagens corporativas.

Referida iniciativa tem sido objeto de discussão constante do GVMG, já que algumas empresas desse grupo desenvolveram ou estão implantando ferramentas e gestão semelhantes à apresentada pela BTM. Entretanto, o grupo foi positivamente surpreendido em verificar a existência de uma TMC que, proativamente, oferta esse tipo de ferramenta e serviços à seus clientes. 

 

 

GVMG na 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo

September 29, 2016

A Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) convidou o GVMG a participar de uma tarde de visitas a expositores que atendem agentes de viagens incluindo workshops e palestras sobre os principais gargalos desse mercado.

 

Dentre os assuntos abordados nas palestras, destacaram-se:

 

1) VCN (Virtual Card Number) como tendência cada vez mais consolidada de meio de pagamento corporativo por transação, garantindo, portanto, segurança, controle e facilidade na conciliação de informações de despesas.

2) O “NDC” (New Distribuition Capability), projeto pioneiro, já implantado entre IATA e a American Airlines (AA), em que a padronização de sistemas permite a conexão direta ao conteúdo da AA por meio de empresas de tecnologia, GDS ou integração direta com agências de viagens, proporcionando, por exemplo, que as agências ofertem serviços fragmentados (ancilary fee) não disponíveis, atualmente, pelos canais tradicionais.

 

 

GVMG no CTF da HRS

September 27, 2016

O Corporate Travel Forum (CTF), promovido pela HRS em 27/Set/16 na cidade de São Paulo, contou com palestras de especialistas da indústria de viagens de negócios sobre as complexidades da gestão do portfólio corporativo e discussões sobre a perspectiva desse mercado sob o ponto de vista tanto dos gestores de viagens quanto de seus fornecedores.

 

Dentre os palestrantes, estava o economista Ricardo Amorim que apresentou argumentos justificando sua crença pela proximidade da virada do atual ciclo econômico recessivo do Brasil, a partir dos seguintes tópicos:

1) Como o Brasil entrou em crise e quais os motivos para esse cenário;

2) O país deverá sair mais rápido e com mais força dessa crise;

3) Como o mercado de viagens se encaixa nesse cenário de crise econômica.


 

 

 

GVMG: Gestão de documentos (“era digital” - benchmarking)

August 23, 2016

A 21ª reunião do grupo foi inovadora e diferenciada. Realizada no auditório da Arcelor Mittal, membros do GVMG discutiram sobre economia, controle e eficiência nos processos de prestação de contas de viagens quando os gastos podem ser comprovados por meio da gestão de documentos digitalizados.

Para enriquecimento do tema, o grupo convidou e contou com a presença do renomado advogado e especialista em direito digital, Dr. Alexandre Atheniense, que abordou o assunto por meio de uma apresentação produtiva e esclarecedora.  

Além dos coordenadores de viagens, também foram convidados profissionais de outras áreas das empresas integrantes do GVMG para participar do debate, como Gestão Documental, Jurídico, Financeiro, Recursos Humanos e Gestão da Qualidade, contribuindo e enriquecendo a reunião com experiências e práticas adotadas nas organizações. 

Foi uma ótima oportunidade de aprendizado!

 

 

GVMG na Conferência Latinoamericana da GBTA

June 27, 2016

O GBTA – Global Business Travel Association, promoveu sua 4° edição da Conferência Latino-americana na cidade de São Paulo, nos dias 27 e 28 de junho.

Mais de 300 profissionais da indústria de viagens puderam compartilhar suas experiências e oportunidades baseadas nas melhores práticas de mercado. “Foi um evento único para “networking”, benchmarking e grandes aprendizados” ponderou Manuela Bernardes Nolli Souza (representante da ALGAR e uma das coordenadoras do grupo "GVMG - Gestores de Viagem de Minas Gerais").

 

1° dia (27/06/16):

  • Tendência sobre adesão de NDC (New Distribuition Capability) nas cias aéreas e seus impactos em viagens corporativas.

  • Papel do Gestor de Viagens

  • Futuro Hotelaria em tempos de “Sharing Economy”

 

2° dia (28/06/16): Palestra sobre Openbooking x Self Booking 

Discussões sobre tendências e desafios dos Gestores de Viagens e empresas corporativas.


 

 

 

GVMG no LACTE 11

February 15, 2016

"O LACTE, maior evento da indústria de eventos e viagens corporativas da América Latina, ocorreu no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, nos dias 15 e 16 de fevereiro. Centenas de profissionais de grandes empresas do segmento tiveram a oportunidade de participar de palestras, seminários e sessões educacionais que mostraram como enfrentaram os desafios  e tendencias do mercardo de viagens corporativas para o desafiador ano de 2016.

 

Organizado pela ALAGEV – Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas –, o LACTE chegou  a 11ª edição como o principal encontro do setor, reunindo executivos de mais de 15 países. Nessa edição, aconteceram sessões educacionais em espaços interativos que proporcionaram maior participação de todos."

Fonte: Qual Viagem 


 

 

 

Please reload

Alcione Azzalin (Copasa), Núbia Marozzi (Aperam), Carolina Cunha Melo (Cemig), Geovany Soares (Aperam) e Patrícia Martins (Magnesita) participaram do evento.

Carolina Cunha Melo (Cemig) e Alexandre Atheniense (Sette Câmara, Corrêa e Bastos Advogados Associados)  conduziram o evento e debates.

Daniela Leite Kurtz Valle (Aliança Energia), Geovany Santiago Soares (Aperam), Sueane Guimarães (Magnesita), Jane Aparecida Ribeiro Silva (FCA), Carolina Cunha Melo (Cemig) e Nivalda Antunes Pereira Tonioni (Snef)

Alexandre Oliveira (HRS), Fernanda Nogueira (Algar), Carolina Cunha Melo (Cemig), Suzanne Neufang (HRS) e Ricardo Amorim (economista e palestrante)

Visita técnica da Usina Itaipu realizada pelos representantes COEGV 

Carolina Cunha Melo (Cemig), Alcione Azzalin (Copasa), Vinicius Santolia (BTM), Lorena De Bernardi Galvão (Andrade Gutierrez) e Everton Junio dos Santos  (Cemig)

Rogério Miranda (Inteegra), Kelly Oliveira (Gol), Fernando Cavalheiro (CEP), Wellington Costa (GBTA), Carolina Gaete (Gol), Fernão Loureiro (Philips), Gervásito Tanabe (Abracorp) e Felipe Maschio (Gol).

Maurício Paganotto Carvalho (T&E Consulting)

Everton (Cemig), Geovany (Aperam), Christiane (FCA), Carolina (Cemig), Glayson (Copasa), Cida (Fiemg), Sueane (Magnesita), Nivalda (Snef), Lorena (AG), Tatiane (Brandt), Jair (Cemig), Alcione (Copasa) e Ivan (Brandt)

Representantes GVMG: Luciana Bueno (Algar), Daniela Kurtz (Aliança Energia), Sueane Guimarães (Magnesita), Carolina Cunha Melo (Cemig) e Manuela Bernardes Nolli Souza (Algar)

Representantes das empresas: Cemig, Magnesita, SADA, Usiminas,

BMG, Aliança, Snef, GE, FIEMG, Instituto Áquila e FCA.

Grupo reunido em seu 25º encontro.

bottom of page